Hoje em dia, ter um imóvel acessível é um grande diferencial. Afinal de contas, diversas são as pessoas com necessidades especiais que estão em busca de comprar a sua residência.
Além do mais, devemos falar que, há um certo tempo, regulamentou-se a lei de acessibilidade em prédios residenciais. Ou seja, todas as novas habitações precisam levar em conta os recursos que facilitam o acesso e atualização das áreas comuns de uso.
Mas, se você quer entender um pouco mais sobre imóvel acessível, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos.
O que é acessibilidade?
Acessibilidade nada mais é que a capacidade de todas as pessoas poderem usar de produtos, serviços, tecnologias e demais informações de uma forma segura e autônoma.
Além disso, devemos mencionar que a acessibilidade é um direito de todo ser humano. Portanto, deve-se garantir em todos os aspectos da vida, incluindo no que tange à imóveis.
Devemos mencionar ainda que acessibilidade é um conceito extremamente fundamental para promover a inclusão social e garantir a participação plena e igualitária de todas as pessoas na sociedade.
Por que acessibilidade é tão importante?
Simplesmente porque é algo que permite que todas as pessoas, independente de suas habilidades ou limitações, possam participar de forma plena da vida em sociedade.
Além disso, a acessibilidade também é um direito humano fundamental e está protegida por diversas leis e normas em todo o mundo. Isso significa que as organizações têm a obrigação de garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas limitações.
Por fim, a acessibilidade é essencial devido ao fato de promover a inclusão social e ajudar a combater a discriminação e a exclusão. Quando todos têm acesso igual a recursos e oportunidades, a sociedade se torna mais justa e mais equilibrada.
O que significa ser um imóvel acessível?
De forma resumida, um imóvel acessível é todo aquele cujo, em sua construção, pensou-se em permitir com que todas as pessoas pudessem usufruir de maneira autônoma e segura.
Isso inclui, por exemplo, rampas de acesso para pessoas que usam cadeiras de rodas, corrimãos em escadas para pessoas com dificuldades de locomoção, portas largas para permitir a passagem de cadeiras de rodas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Além disso, um imóvel acessível também pode incluir recursos que facilitam o uso por pessoas idosas, gestantes ou com carrinhos de bebê, como elevadores, portas automáticas e banheiros com trocadores.
Ou seja, um imóvel acessível é todo aquele que considera a diversidade humana e busca eliminar as barreiras físicas que impedem ou dificultam o acesso e a utilização do espaço por todas as pessoas.
Tipos de acessibilidade
Existem diversos tipos de recursos de acessibilidade dos quais é possível usar dentro de um espaço de maneira segura e autônoma.
As rampas de acesso são uma forma das maneiras de garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam entrar e sair de um espaço sem a necessidade de escadas. No entanto, o ideal é que elas sejam largas o suficiente e ter uma inclinação adequada para garantir a segurança de quem as utiliza.
Um outro recurso essencial para garantir uma boa acessibilidade são os corrimões, os quais ajudam pessoas com dificuldade de locomoção a subir e descer rampas ou escadas. Porém, a sua instalação deve ser na parte lateral das escadas e rampas, sendo que devem ser resistentes o suficiente para suportar o peso das pessoas.
Em relação aos pisos táteis, por exemplo, eles também são um recurso que ajudam pessoas com deficiência visual a se orientarem em espaços públicos. Inclusive, é possível utilizá-lo em calçadas, plataformas de transporte público e outros espaços públicos para indicar direções e obstáculos.
Por fim, uma outra maneira de garantir a acessibilidade é a respeito dos elevadores, os quais garantem acesso a espaços que estão em andares superiores. Mas, o cuidado quanto a eles é a respeito de serem espaçosos o suficiente para acomodar cadeiras de rodas.
O que um imóvel acessível proporciona?
Um imóvel que preza pela acessibilidade oferece uma série de vantagens, tais como:
Mobilidade
Com certeza essa é uma das grandes vantagens dos imóveis acessíveis, haja vista que investir nisso é uma forma de facilitar com que qualquer pessoa possa ter acesso a todos os cômodos dentro de uma residência.
Inclusive, a partir do momento que se tem mobilidade, todos as pessoas que passam pelo local acabam tendo uma maior autonomia e independência.
Isso, de uma certa maneira, acaba por fortalecer a sua autoestima e autoconfiança. Afinal de contas, elas poderão ter mobilidade para ir a qualquer cômodo ou mesmo alcançar diferentes objetos, por exemplo.
Segurança
Um imóvel acessível também garante uma maior segurança, haja vista que todos os equipamentos garantem que pessoas com algumas limitações possam realizar certas atividades sem preocupações.
Sendo assim, deve-se investir em redutores de canto, puxadores, portas em tamanhos corretos ou até mesmo pisos antiderrapantes, os quais ajudam a evitar acidentes, quedas, escorregões etc.
No entanto, para fazer com que o local se torne ainda mais seguro, deve-se estar tudo de acordo com as recomendações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, tem-se a certeza de que o imóvel acessível de fato é seguro tanto para deficientes quanto pessoas idosas.
Autonomia
Por fim, quando se tem um imóvel todo adaptado, todas as pessoas com alguma limitação sentem que a sua autonomia está sendo preservada. Afinal de contas, ela poderá fazer as suas atividades sem precisar da ajuda de terceiros, algo que estimula a independência.
A Basic faz elevadores acessíveis com excelência!
Não há como negar que ter um imóvel acessível é essencial. Por isso, a Basic oferece a possibilidade de adaptar a sua residência com elevadores sob medida, inclusive na piscina.
Dessa forma, garante maior conforto, segurança e autonomia para todos os residentes! Entre em contato conosco e entenda um pouco mais sobre o nosso serviço de projetos de fabricação de elevadores sob medida!