Consumo de energia
manutenção

Reduza em 30% o consumo de energia com elevadores

Como economizar mais de 30% de energia no seu condomínio

A conta de energia do condomínio vem pesando no orçamento? Pois saiba que uma parte considerável desse custo pode estar vindo do elevador. Equipamentos antigos, mal conservados ou com sistemas defasados tendem a consumir muito mais energia do que o necessário.

A boa notícia é que com ações simples e investimentos inteligentes, é possível reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica, promovendo ainda mais segurança, conforto e valorização do imóvel.


O que mais consome energia em um elevador?

Os elevadores estão em uso constante e mantêm luzes internas ligadas 24h por dia. Se somarmos isso ao uso de componentes desgastados ou desatualizados, o resultado é um alto índice de desperdício energético.

Por isso, investir em modernização, manutenção preventiva e iluminação em LED pode trazer um retorno significativo na economia mensal da conta de luz do seu condomínio.


Modernização: economia, segurança e eficiência

Quando um elevador tem muitos anos de uso, seu consumo de energia aumenta, assim como as chances de falhas. A modernização resolve isso. Ela pode reduzir drasticamente o consumo energético, além de agregar diversos benefícios extras, como:

  • Cancelamento automático de chamadas falsas

  • Proteção contra quedas de energia

  • Redução real de até 30% no consumo de energia elétrica

A modernização pode ser feita de três formas:

Técnica

Foca na substituição de componentes funcionais que melhoram o desempenho e reduzem falhas. É essencial para manter o elevador seguro e mais econômico.

Tecnológica

Incorpora recursos inteligentes, como painéis modernos, controle de acesso, chamadas programadas, biometria, entre outros. Isso melhora a logística do transporte vertical, reduz desperdícios e agrega valor.

Estética

Refresca a aparência do elevador com a troca de elementos como botoeiras, espelhos e revestimentos. Isso torna o equipamento mais moderno e valoriza o imóvel.

Consumo de energia
Consumo de energia

Manutenção preventiva: economia na prática

A manutenção periódica é exigida por lei e essencial para evitar falhas, trocas desnecessárias de peças e riscos elétricos. Quando os componentes estão em boas condições, o consumo de energia elétrica se mantém estável e controlado.

Profissionais especializados realizam uma série de procedimentos durante a manutenção, como:

  • Lubrificação de peças

  • Ajustes e regulagens

  • Limpeza técnica completa

Tudo isso garante que o elevador funcione de forma eficiente, sem sobrecarregar o consumo energético.


Iluminação em LED: economia que faz diferença

Parece simples, mas a iluminação interna do elevador fica ligada 24h por dia, todos os dias do ano. Trocar as lâmpadas comuns por LEDs pode gerar uma economia de até 80% em relação às incandescentes e cerca de 30% comparado às fluorescentes.

Além da economia, as lâmpadas de LED têm maior durabilidade, menos manutenção e consomem menos energia sem comprometer a iluminação.


Leia também: Tipos de modernização de elevadores

Quer entender melhor as diferenças entre os tipos de modernização e quando investir em cada um? Acesse nosso post completo sobre modernização técnica, estética e tecnológica.


Acompanhe a Basic nas redes sociais

Veja dicas de economia, segurança e inovação nos nossos canais. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Siga a gente e fique por dentro!


Invista com inteligência: fale com a Basic Elevadores

Economizar energia no condomínio não precisa ser complicado ou caro. Com a Basic Elevadores, você tem acesso a soluções completas de modernização, manutenção e consultoria técnica que garantem economia real na conta de luz — além de segurança e tranquilidade para todos os moradores.

Fale com a nossa equipe e modernize seu condomínio com economia e eficiência.

Compartilhe

Artigos relacionados

Simple Page
PVG Button