Você já parou para pensar sobre como é a modernização de elevadores? Será que esse é um procedimento que de fato vale a pena?
A verdade é que a grande maioria das pessoas ainda têm certas dúvidas em relação a esse assunto e serviço.
Por isso, no artigo de hoje, resolvemos falar um pouco mais sobre como funciona a modernização de elevadores e se de fato vale a pena. Gostou? Então é só continuar nos parágrafos seguintes!
O que é a modernização de elevadores?
Em suma, a modernização de elevadores nada mais é que um processo de atualização e renovação dos sistemas como um todo.
Sendo assim, acaba englobando diversos componentes e recursos de elevadores, os quais servem para melhorar quesitos como:
- Desempenho;
- Segurança;
- Eficiência energética;
- Conforto dos usuários
Além disso, essa atualização pode incluir a instalação de novos controles eletrônicos, sistemas de segurança, iluminação LED, portas automáticas, displays informativos, entre outros recursos modernos.
No entanto, a modernização também pode envolver a substituição de peças e componentes desgastados ou obsoletos por novos.
Mas, a depender da situação, também pode englobar atualizações no design do elevador para melhorar a aparência e a acessibilidade.
Como é feita?
Depende. Na grande maioria das vezes, a modernização de elevadores envolve diversos processos para poder chegar a um “plano de ação”.
Primeiro, deve-se fazer uma avaliação do elevador para que seja possível determinar as atualizações necessárias para melhorar os aspectos do elevador.
É somente com base nessa avaliação, que se deve estipular um plano de modernização. Nesse caso, costuma incluir uma lista de componentes e sistemas a serem atualizados, bem como um cronograma de execução e um orçamento.
Depois disso, as equipes de modernização começam a trabalhar na instalação dos novos componentes e sistemas.
Entretanto, todo o processo de modernização deve ser feito com o máximo de atenção à segurança, até mesmo para diminuir o impacto na rotina de todos os usuários.
Por que é mais seguro modernizar seu elevador?
Primeiro de tudo é porque a modernização pode incluir a instalação de sistemas de segurança mais avançados.
Além disso, a modernização pode incluir a atualização dos sistemas de controle eletrônico, o que pode melhorar a precisão e a suavidade dos movimentos do elevador, reduzindo a possibilidade de vibrações e interrupções inesperadas.
Outra maneira pela qual a modernização pode tornar os elevadores mais seguros é garantir que eles estejam em conformidade com os padrões e regulamentos de segurança mais recentes.
Os elevadores que passam pela modernização são, na grande maioria das vezes, mais adequados aos padrões de segurança, o que significa que têm menos probabilidade de causar acidentes.
Além disso, os elevadores modernizados tendem a ter recursos de segurança adicionais, como sistemas de alarme e telefones de emergência, que podem ser usados em caso de emergência.
Ou seja, não há como negar que a modernização de elevadores é uma das maneiras de garantir o máximo de segurança.
Como a pessoa economiza modernizando seu elevador?
Outra coisa que não podemos deixar de falar é que a modernização de elevadores é capaz de levar a economias significativas de energia e de custos de manutenção.
Um grande exemplo disso é que a modernização pode incluir a substituição de motores antigos por novos motores mais eficientes, o que pode reduzir o consumo de energia do elevador.
Além disso, a instalação de iluminação LED pode reduzir ainda mais o consumo de energia, já que esse tipo de lâmpada gasta muito menos.
Outro processo bastante comum quando se fala da modernização de elevadores é a substituição de componentes antigos por novos, algo capaz de reduzir a necessidade de manutenção e reparos frequentes.
Além disso, os novos sistemas de controle eletrônico e sensores podem detectar problemas de forma precoce, algo capaz de reduzir a necessidade de reparos dispendiosos no futuro.
Uma outra forma bem escrachada de como uma pessoa pode economizar com a modernização é devido ao fato disso prolongar ainda mais a vida útil do elevador.
Sendo assim, isso acaba por reduzir a necessidade de substituição completa do equipamento.
NBR 15.597:2008
A NBR 15.597:2008 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de segurança para a operação e manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.
Essa norma define os critérios de segurança que devem ser atendidos pelos fabricantes, instaladores, proprietários e usuários desses equipamentos.
Entre as especificações da NBR 15.597:2008, estão requisitos para a instalação, inspeção e manutenção desses equipamentos, incluindo a verificação periódica de seus componentes e sistemas de segurança.
A norma também estabelece os requisitos para a operação segura desses equipamentos, incluindo a sinalização adequada, a proteção contra acidentes e a prevenção de falhas.
Além disso, a NBR 15.597:2008 também define as exigências para a capacitação e treinamento dos profissionais envolvidos na operação, manutenção e inspeção desses equipamentos.
A norma estabelece as competências mínimas que esses profissionais devem possuir, incluindo conhecimentos em elétrica, mecânica, hidráulica e segurança do trabalho.
A NBR 15.597:2008 é uma norma essencial para garantir a segurança dos usuários e a eficiência dos equipamentos elevadores, escadas e esteiras rolantes. Sua observância é obrigatória e essencial para garantir a conformidade com as leis e regulamentações brasileiras aplicáveis.
Tipos de modernização
Outra coisa da qual você precisa saber sobre esse assunto é a respeito dos tipos de modernização. Dentre eles, citamos os seguintes:
Modernização Técnica
É um tipo de modernização que preza mais por questões de segurança. Assim, acaba oferecendo muito mais tranquilidade aos passageiros.
Nesse tipo de modernização de elevadores, acaba gerando uma certa economia, uma vez que ocorre a troca ou reposição de peças.
Por consequência, o cliente acaba obtendo uma certa economia.
Modernização Estética
Trata-se de um tipo de modernização que se refere às questões de um novo design interior, capaz de se adequar ainda melhor com a aparência de uma determinada empresa.
Por consequência, oferece um melhor conforto e bem-estar.
Modernização Parcial
É um tipo de modernização de elevadores que permite a substituição parcial a respeito dos conjuntos e também partes do elevador.
Aqui, ocorre a modernização dos módulos e oferece maior segurança do elevador, mas isso sem prejudicar a segurança do elevador.
Modernização de elevadores é com a Basic!
A Basic é uma empresa capaz de fazer o serviço de modernização de elevadores, sendo que detém uma equipe capacitada para a realização de todos os processos.
Se você quer obter essas vantagens, a nossa equipe está à disposição para resolver todos os seus problemas com seu equipamento. Entre em contato conosco para obter maiores informações dos nossos serviços de modernização!